Como descobrir se sofri erro ou negligência médica?

Erro médico e negligência médica estão diretamente ligados, porém um pode ser a causa do outro. Erro médico é a conduta profissional inadequada, que provoca dano à vida ou até mesmo a morte do paciente, e pode ocorrer devido a três razões: negligência, imperícia e imprudência. Há uma linha tênue entre elas. Saiba o que as diferencia e como comprovar o erro médico.

 

Negligência médica

É caracterizada pela omissão no cuidado médico, ou seja, é agir sem a atenção devida e não tomar as precauções necessárias, o que pode ser fatal. O descaso e a falta de cuidado podem ser observados com mais facilidade. Por exemplo, um cirurgião que esquece um bisturi dentro do corpo paciente.

 

Imperícia médica

Consiste em executar determinado procedimento médico de forma errada. Isso ocorre muitas vezes, porque o médico não tem todos os conhecimentos ou a prática necessária para realizá-lo. Quando um médico faz uma entubação errada, por exemplo, ele é considerado imperito. Essa falha técnica pode causar a morte ou trazer consequências ao paciente, como dano às cordas vocais.

 

Imprudência médica

É definida por atitudes infundadas, precipitadas e sem cautela. O médico imprudente sabe do que risco que corre, ignora a ciência médica e ainda assim opta por agir equivocadamente. Dar alta antes da hora ou fazer uma cesariana sem a equipe cirúrgica mínima necessária são alguns exemplos de imprudência médica.

 

Como saber se houve erro médico?

Quem se sentiu prejudicado ou acha que perdeu um parente por conta de um erro médico pode entrar com uma “Ação de Produção Antecipada de Provas”. Uma perícia técnica será feita para verificar se houve o erro e quais os danos causados. Caso seja comprovado, a vítima pode mover outro processo para solicitar indenização.

 

Ficou com alguma dúvida ou está passando por uma situação semelhante? Entre em contato conosco, será um prazer orientá-lo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *