A mensalidade do meu plano de saúde aumentou muito. Como proceder?

Quando se trata de plano de saúde, existe uma série de dúvidas, mas uma das principais costuma estar relacionada aos reajustes. Afinal, arcar com as contas mensais já é um desafio e qualquer gasto imprevisto acaba gerando prejuízo no orçamento.

O melhor mesmo é se antecipar e manter o planejamento sempre em ordem. Mas e quando isso não é possível? O que fazer quando o reajuste ultrapassa as previsões?

Como recorrer?

O plano de saúde é uma necessidade e famílias que contam com idosos ou crianças dificilmente podem abrir mão dele. Por isso, se a nova mensalidade se tornou muito superior ao esperado, pode ficar tranquilo (a): há como pedir a revisão.

Primeiro, é preciso entender que a ANS lista três situações nas quais o reajuste é aplicável: anual, por faixa etária ou por sinistralidade. O primeiro se dá no mês de “aniversário” do contrato; o segundo ocorre quando o usuário passa a integrar um novo grupo de acordo com a idade; enquanto o último se refere ao uso excessivo do plano por parte do serviço pelo(s) beneficiário(s). 

As duas últimas categorias são as que apresentam os maiores índices de abuso contra o consumidor. O primeiro passo para identificar se isso está acontecendo com você é verificar o seu contrato em busca de cláusulas que indiquem qual é o percentual aplicado no ajuste e comparar com o acréscimo na mensalidade. Se houver irregularidade ou ausência desses dados, o contratante pode questionar a empresa e exigir uma resposta clara. 

Depois, a medida é consultar um advogado especialista em direito médico. Ele será capaz de avaliar qual é o seu caso, indicar as medidas adequadas e até representar sua causa se a opção for recorrer à justiça.

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